
Este ano eu tinha me prometido que ia viajar para algum lugar onde ainda não havia estado antes. Conhecer um lugar diferente, fazer algo que eu ainda não havia feito. Tive a oportunidade de cumprir a minha promessa neste final de semana passado, quando em uma decisão praticamente de última hora, tomei um avião e parti rumo a Praga, na República Tcheca, uma cidade da qual já havia ouvido falar bastante, pois minha irmã bem como vários amigos já haviam estado ali, e todos gostaram. Então resolvi que era a minha vez. Fui passar a minha primavera em Praga.
Eu na verdade tinha planejado de ir passar o final de semana em Londres, mas acabei perdendo a vontade em função do meu problema no dente do siso, fiquei com medo que a infecção fosse voltar e para ficar perambulando por uma cidade enorme como Londres com dor de dente, não dava. Então cancelei, e fiquei meio tristinho de haver perdido as minhas férias em função de um dentista sádico e incompetente. Mas o final de semana foi chegando, a vontade de viajar foi aumentando, e como a infecção não voltou, resolvi que era hora de colocar o pé na estrada. Desta vez não mais para Londres porque não dava mais tempo de programar tudo, mas algum lugar novo, diferente, e algum lugar onde eu pudesse me dedicar exclusivamene a programas turísticos sem me preocupar com mais nada. Deu Praga na cabeça.
Cheguei lá na sexta feira de manhã, e a primeira impressão foi mesmo a de que eu estava em um país do leste europeu... o aeroporto e a avenida que chega até lá são bem mais acanhados se comparados com outras cidades da Europa Ocidental. Ao mesmo tempo acho complicado dizer que Praga esteja situada na Europa Oriental... como é que uma cidade que geograficamente falando está mais a oeste que Viena pode ser chamada de Leste Europeu? Então acho que o melhor é dizer que Praga fica na Europa Central, e que bem, a República Tcheca ainda tem que dar alguns passos para chegar ao nível econômico da Europa Ocidental.
Mas foi também o único indício de um padrão econômico menor. No resto Praga está atualmente no mesmo nível de qualquer outra cidade européia. O centro histórico da cidade abarrotado de turistas, haviam mais turistas do que tchecos, e eu vim a saber depois o porquê: havia sido feriado na quinta feira dia 8, era o dia da Liberação deles, e com o feriadão todo mundo emendou e viajou. Ou seja, a cidade ficara vazia, a não ser pelas hordas de turistas como eu que tomaram conta da cidade, e invadiram todos os McDonald's, KFC's, Zara's, Mango's e H&M's da cidade. As mesmas lojas que se vê por aqui, se vê por lá também. E quase que os mesmos preços também, diga-se de passagem, com pouquinha diferença. Vários shopping centres, alguns bem modernos e arrojados, e todos abertos o final de semana inteiro e no domingo também.
Bom, a cidade é realmente muito bonita, como todos já haviam falado. Um centro histórico muito bem preservado, vários estilos arquitetônicos diferentes compondo a paisagem urbanística da cidade (destacand0-se o barroco e o art nouveau, bastante presentes), muitas áreas verdes ao redor da cidade, e um belo rio que vai correndo pelo vale que forma a cidade. Várias igrejas, vários monumentos, várias praças, várias pontes, e o Castelo de Praga culminando a vista da cidade. Realmente uma cidade bastante romântica, bucólica e pitoresca. O misto de beleza arquitetônica com beleza natural espalhada pela cidade a torna mesmo única. E como o centro está rodeado de colinas, é mesmo como se estivéssemos em uma pequena cidade, às vezes parecia mesmo uma pequena volta no tempo.
Mas eu não diria que é uma das cidades mais interesssantes da Europa. Por mais bonita que seja, é uma cidade relativamente pequena,e em dois ou três dias no máximo já se viu tudo, e já não se tem mais o que fazer. Praga é uma bela cidade, assim um pouco com Estocolmo, ou Veneza, um lugar aonde você vai uma vez na vida, se encanta, tira milhões de fotos, e guarda na lembrança. Mas não é um lugar para se voltar várias vezes, como Paris ou Londres, os mesmo Madrid ou Barcelona, onde sempre há algo novo acontecendo, sempre há algo para ver, sempre há algo para fazer. Praga não é assim. Você vê a cidade, se deslumbra com toda a beleza ao redor, mas no terceiro dia você começa a se perguntar, "E agora, José?" Como a cidade tem um visual e um clima bem românticos, acho que deve ser ideal para casais em lua de mel. Mas para solteiros, fica um gostinho de "está faltando alguma coisa".
Bom, mas vamos ao meu roteiro. No primeiro dia aproveitei pra conhecer o centro histórico da cidade. Comecei pela Praça Venceslau, que me decepcionou um pouco, é bonita mas uma coisa meio centrão, meio decadente. Enfim... continuei rumo à parte mais antiga da cidade, e à medida que eu ia entrando na cidade, ela ia se revelando na sua beleza... a praça principal, as ruelas medievais, o relógio astronômico, as igrejas todas, a ponte Carlos (mais turistas por metro quadrado, nem em Copacabana em domingo de sol) e também o antigo bairro judaico, com direito a visita ao Museu Judaico e ao Antigo Cemitério Judeu, verdadeiramente impressionantes. Mas mais impressionante ainda foi constatar que quase ao lado de um lugar tão lúgubre está a avenida mais chique da cidade, repleta de prédios art nouvau hiper bem cuidados, gente bonita passeando (as mulheres são bem mais bonitas que os homens) e com todas as Cartier e Louis Vuitton da vida ao alcance de quem pode. Coisas da vida moderna, diria Kafka.
No sábado fui principalmente ao outro lado do rio, visitando primeiro o Castelo de Praga, mas resolvi que não tinha pique para enfrentar a fila gigantesca de turitas pra comprar ingressos e resolvi que eu só ia visitar as partes externas do Castelo. Ah quer saber, depois de tantos castelos e tantas igrejas, posso me dar ao luxo... E depois vim descendo pelo bairro onde estão a maior parte das embaixadas, uma área hiper nobre da cidade, e depois ao longo do rio, também um lugar muito bonito. De cada lugar, uma vista diferente da cidade. Em cada prédio, um detalhe marcante. Em cada esquina, um grupo de turistas... andei, andei, andei, andei... andei muito, até cansar, voltei pro hotel para descansar porque queria sair a noite, já havia saido na noite anterior e estava cansado (fora em uma festa que me havia sido recomendada, não gostei, mas o estrago já havia sido feito, fui dormir tarde e acordei cedo). Voltei, dormi um pouco, e saí mais tarde, fui em uma boate chamada Valentino, teoricamente a maior discoteca gay da cidade, mas era uma coisa assim mais mixed, o que na verdade é bom porque torna o ambiente menos pesado. Até que foi uma noite divertida, eu fui sem esperar absolutamente nada e no final acabei me divertindo, ainda conheci um carinha da Costa Rica (guapo!) e um outro checo que adorava Amsterdam, vivia viajando indo em festas, e descobrimos que tínhamos amigos em comum... small world. Fiquei em uma roda batendo papo até a hora de ir embora. As bibas de circuito se conhecem todas mesmo.
Domingo, eu já estava cansado depois de dois dias de tanta andança e indo dormir tarde e acordando cedo, mas afinal de contas férias é férias, eu estava em Praga e tinha que aproveitar ao máximo, ainda mais que o tempo estava maravilhoso, sol e céu azul o tempo todo. Fui primeiro ao Museu Frans Kafka, que narra de uma maneira empírica a vida do escritor... uma visita ao museu é uma viagem sensorial à vida e aos livros de Kafka. Só indo lá pra entender o que eu estou falando. Do museu Kafka, voltei ao centro, e como já tinha visto todas as principais atrações da cidade, deixei o dia pra sair passeando a ermo, parando onde eu quisesse e virando em qualquer esquina... e assim terminou o meu último dia em Praga, até que o cansaço tomou mesmo conta e me obrigou a voltar ao hotel mais cedo para dormir, afinal o meu vôo de volta a Bruxelas já saía às sete da manhã do dia seguinte, hoje.
Praga. Linda, bela, encantadora. Praga. Been there, done that. Next.



3 comments:
Been there, done that too! Mais especificamente ano passado com meu filho. A cidade é realmente um charme e vale uma visita.
Enquanto isso, eu continuo aqui sonhando em conhecer a Itália...
Êêê, eu ia justamente perguntar se vc já tinha voltado :)
Praga!
Poxa, tenho a maior vontade de conhecer...
Vacilei de não ter ido quando uma prima minha morou lá, por quase 5 anos. Uma pena...
PS: Deixei um meme para vc lá no Box. Não sei se vc gosta/aceita responder, mas este é bem fácil e rápido. Não dói nada!
Bjs
Post a Comment