
O vulcao na Islandia entrou em erupcao e os resultados da erupcao foram sentidos aqui do outro lado do mundo, na Australia, onde ja estou ha mais de um mes. A minha passagem de volta, originalmente marcada para o dia 19, foi cancelada, e devido ao consequente overbooking em todas as companhias aereas que fazem a rota Australia-Europa, a minha nova passagem foi marcada somente para 3 maio, ou seja, "ganhei" duas semanas de ferias forcadas. Felizmente o meu empregador entendeu a situacao, que estava totalmente fora do meu controle, e terei todos estes dias abonados. Eh, (desculpem a falta de acento neste teclado anglofono) desta vez acho que o Universo conspirou a meu favor mesmo. Qualquer dia eu deveria fazer uma viagem de agradecimento a Islandia.
E o que se faz em um mes de ferias e trabalho no inicio de outono na Australia? Muita coisa. Essa viagem teve de tudo um pouco. Na primeira semana, muita chuva e um resfriado que me prenderam dentro de casa em Sydney ate a vespera da Pascoa. Passei tambem dois dias no hospital devido a uma infeccao na perna, contraida ainda na Belgica, antes de viajar, e desenvolvida aqui no hemisferio sul subtropical. No hospital porque eu nao conseguia andar de tanta dor, mas tudo ja esta resolvido, nada que uma semana de antibioticos nao resolva. Sai do hospital Saint Vincent - onde, tenho que dizer, fui muito bem tratado - na Sexta Feira da Paixao, um dia antes da minha festa de noivado, marcada para o Sabado de Aleluia. Fazia sol, e eu achava que a minha festa ao ar livre no jardim da casa de amigos estava salva. Ledo engano. Choveu no Sabado o dia inteiro, e a festa que era para ser no jardim, acabou sendo dentro de casa mesmo. Mas tudo bem, correu tudo dentro do previsto. O buffet de finger food oriental da Miss Chu (nome conhecido aqui em Sydney) estava otimo, e o bolo em forma de piramide de profiteroles foi o sucesso da festa.
Na segunda semana o sol abriu, a perna sarou, e as minhas ferias finalmente puderam comecar. Mas o repouso forcado da semana anterior encolheu a agenda, e tudo o que eu tinha programado para fazer em duas semanas, teve que ser feito em uma semana. Escolher e comprar o anel de casamento, levar o terno comprado em Londres para os ajustes no alfaiate, comprar sapatos novos, mais baratos aqui na Australia do que na Europa, correr atras da impressao dos convites, preparar os documentos ainda inacabados para a semana de trabalho que viria a seguir, e no meio disso tudo, curtir o tempo, a cidade, os lugares preferidos e os lugares ainda nao visitados. Tive a oportunidade dessa vez de subir ate o topo da Torre de Sydney, e pude ver a cidade inteirinha la de cima da construcao mais alta da cidade, assim como visitei a chamada praia dos milionarios da Australia, a Palm Beach ao norte de Sydney - nao sei se foi a falta de sol naquele dia, mas sinceramente, nao achei grande coisa - assim como a praia de Balmoral, dentro do Sydney Harbour, essa sim uma praia bem bonita.
No final de semana fui a Adelaide, bela capital do estado de South Australia, lar da minha familia australiana, e capital do vinho na Australia, ja que a maior cidade perto da maior regiao produtora de vinho no pais. Adelaide e uma bela cidade, uma mistura de California com Europa, e a facilidade de visitar as belas praias de um lado da cidade, e as montanhas produtoras de vinho do outro lado, salpicada de cidadezinhas que parecem saidas de um mini conto de fadas australiano-europeu, tornam a visita agradabilissima. O luxo de poder passar uma manha provando vinhos nas montanhas e um final de tarde tomando um sorvete na beira da praia, ja teria valido pela viagem inteira. E para melhorar, conheci a minha futura sogra, e aparentemente fui aprovado porque ela so cozinha para quem gosta e eu ganhei um almoco inteiro de domingo. Chicken e Pork Schnitzel com um molho e batatas croatas que ja me dao fome so de pensar.
Na semana seguinte foi a semana do trabalho. Ah, que trabalho. Uma noite jantando com colegas no Sydney Harbour, com direito a vista da Opera e da Harbour Bridge e um prato de carne de canguru - deliciosa! Um dia visitando projetos e participando de palestras em universidades de Sydney, seguido por tres dias de conferencia na chamada Gold Coast, regiao hiper turistica no estado de Queensland, perto de Brisbane. Surfers Paradise e o nome da praia mais famosa da Gold Coast, que na verdade eh uma so praia enorme que vai mudando de nome aqui e ali, mas constitui em todo caso uma regiao urbana so: uma fileira de arranha ceus moderno-modernosos de um lado, uma praia linda e branca de outro, e o cassino e centro de convencoes por tras, ao lado do shopping centre, do entertainment centre e de todas as outras facilities que se pode pensar. Nao eh o lugar em que eu gostaria de passar ferias, mas gostei da experiencia de ter estado por la, e principalmente, gostei de ter participado da conferencia, e sempre interessante entrar em contato com gente da mesma area de trabalho em outros paises e trocar experiencias.
Dai, explodiu o vulcao. Eu nem cheguei a arrumar as malar porque ja desconfiava o que ia acontecer. Confirmado o cancelamento do meu voo, e a impossibilidade de voltar nas duas semanas que se seguiriam, foi a hora de decidir o que fazer com esse tempo extra todo. Passei dois dias visitando Melbourne, a capital multicultural da Australia. Menos impressionante que Sydney e mais divertida que Adelaide, Melbourne talvez seja a melhor das grandes cidades para se morar. Tive a oportunidade mais uma vez de me deliciar com os cafes da cidade - na minha opiniao eh em Melbourne que se toma o melhor cafe do mundo, cremoso como jamais vi - visitei exposicoes na National Gallery of Victoria e me deliciei passeando pela californiana Ackland street em St Kilda, a regiao praiana de Melbourne que eh a cara de Santa Monica.
De volta a Sydney, dividi o meu tempo entre a leitura de emails e a revisao de documentos, parte diaria do meu trabalho que eh possivel de se fazer em qualquer parte do mundo, e os meus diarios passeios pela cidade, quando ja nao havia mais trabalho sobre a mesa. Fui a praia, fiz compras. Em um sabado de sol e 20 graus, visitei uma interessante exposicao fotografica no Australian Centre of Photography - chamada Love Me, sobre os excessos aos quais nos submetemos hoje em dia em nome de padroes de beleza nem sempre racionais - passei pela feirinha hippie-mundo mix-descolada de Paddington e comprei uma pintura para o meu apartamento em Bruxelas, e jantei com amigos, um peixe saboroso. Alias, falando de novo em comida, fui a alguns restaurantes otimos - como o Busshari em Kings Cross, de otima cozinha japonesa, o Billy Kwong, em Surry Hills, de cozinha chinesa moderna, e o Swell, em Bronte, na minha opiniao a praia mais bonita de Sydney, de cozinha australiana e frutos do mar, alem da deliciosa Wow Cow, de frozen yogurt, tambem em Kings Cross. Mas nao posso falar de comida na Australia sem mencionar o mexicano de fast food na Crown st quase esquina com Oxford st aqui em Sydney: pelo simples fato de que o Naked Burrito deles eh a coisa mais proxima que alguem pode achar no mundo do nosso delicioso picadinho arroz e feija preto brasileiro. ADORO! ;-) Por falar em Brasil, os brasileiros ja descobriram a Australia. Estao por toda parte. Eh facil se sentir em casa por aqui.
E assim vou chegando ao final da minha mais longa estadia na Australia ate hoje. Aproveitando a vida. Na ultima segunda, feriado nacional na Australia, tirei a manha para passear pelo gostoso bairro de Balmain, quase uma vila do outro lado da baia. Fui a Bronte e a Coogee. E semana que vem, se o vulcao nao explodir de novo, estarei chegando em casa na Belgica. Enquanto isso nao acontece, tenho que aproveitar os meus ultimos dias de sol, praia, comida saudavel e vinho branco na companhia de queridos amigos e do meu amado P. Com tanta coisa boa para fazer, o que eh que eu estou fazendo aqui atras do computador? Bom, eh que hoje esta chovendo por aqui. Eh, tambem acontece.



4 comments:
Beijos gentis...
e muita Gentileza...
beijos
Leca
periodo atribulado...lol
Deve estar sendo boa a temporada.
Saudações e parabéns pelo blog!
seu blog foi o meu escolhido do dia!
:)
Post a Comment