
Fiquei uns dias sem pintar por aqui. Por falta de tempo mesmo, aliada à preguiça. É que na maior parte das vezes eu consulto a internet e todos os assuntos relativos à mesma do computador do trabalho, no horário de almoço. Eu adquiri o hábito holandês de não perder muito tempo com o almoço. Todos os dias por volta do meio dia e meio eu desço para a cafeteria, peço o meu almoço - prato do dia, suco, sopa e sobremesa, com um waffle para a tarde, me sento na mesa mais próxima, como e subo de volta para o escritório. Assim aproveitava o meu tempo livre para ler o noticiário na internet, ler os meus e-mails pessoais, e escrever aqui no blog.
Mas ultimamente não deu para fazer isso porque eu estou em uma fase de mudança de empregos, entào na hora do almoço só tem dado tempo mesmo para almoçar e voltar ao trabalho, pois tenho muito o que aprender. Eu havia mudado de departamento na agência onde trabalho, mas aparentemente a mudança não vai durar muito pois já me ofereceram um outro contrato em outro diretório da Comissão e eu resolvi aceitar, então dentro de uma semana estarei mudando de trabalho de novo... mais uma nova bateria de novos colegas a conhecer, novos métodos de trabalho a aprender, novos sistemas a utilizar, etc, etc, etc. Stress à vista. Mas stress bom, então tudo bem.
Então não estava tendo muito tempo para os meus assuntos pessoais no computador. À noite quando eu chego em casa estou sempre cansado e a última coisa que eu quero fazer é me sentar de novo em frente ao computador. Não, quando eu chego em casa preparo o jantar - é sempre uma tensãozinha aqui em casa para decidir quem vai colocar os pés na cozinha a cada noite, vejo um pouco de televisão, e depois subo para o meu quarto para ler, leio, leio, leio. Adoro ler, posso dizer que é a parte do dia que eu mais gosto, quando estou sozinho no meu quarto, embaixo das cobertas, ouvindo uma música suave, e lendo. M gosta de usar o computador a noite, para bater papo e para jogar, entào nunca tem briga, ele fica com o computador e eu fico feliz com os meus livros. Terminei de ler recentemente The Kite Runner, do Khaled Housseini, gostei. Estava meio desconfiado em relação ao livro - best seller, sei lá, sempre fico com o pé meio para trás - mas no final acabei gostando, o final é previsível mais ainda assim, tocante. Agora comecei a ler Giovanni´s Room, de James Baldwin, e estou na Paris dos anos 50, aquela da qual eu havia falado outro dia, e estou gostando, é claro.
Tenho também malhado bastante ultimamente. É, fim de ano chegando, viagem para o Brasil chegando perto... réveillon no Rio, tenho que estar em forma... somos eu e M no momento se esforçando para entrar o ano novo devidamente revigorados... já falei que não estou a fim de entrar mais em Síndrome de Barbie, mas não quer dizer que eu tenha que me conformar em virar a família Barbapapa...
Hoje choveu muito aqui em Bruxelas. Aliás na Europa inteira. Na Inglaterra e na Holanda inclusive fora decretado estado de emergência, pois havia risco de enchente, mas no final parece que deu tudo certo, conseguiram controlar o mar. Ah, esses holandeses e o mar... aqui foi só chuva mesmo, mas chuva forte, dessas que fazem o dia escurecer, atrapalham o trânsito, irritam a meio mundo. Ainda bem que é sexta feira, amanhã é o meu sagrado sábado de leitura e eu posso passar o dia inteiro dentro de casa lendo os meus jornais, comendo os meus croissants, e me esquecendo da vida lá fora. Um pouco mal, eu sei, eu não tenho procurado ninguém ultimamente. Mas é também cansaço devido às mudanças no trabalho. Até a minha amiga Nina, que eu adoro e que mora aqui em Bruxelas, ela liga e eu não retorno a ligação, acabo esquecendo e vou deixando passar... ruim, né? Sorry Nina...
É, esquecendo da vida lá fora. Acho que entrei de novo numa fase casa-trabalho-academia-casa-livro. Não tenho feito mais nada além de trabalhar, malhar, e ler. E estou achando ótimo. Engraçado, outro dia li de passagem em um blog que estavam falando mal de mim, a autora disse que o meu blog era egocêntrico porque eu falava que não estava muito interessado nas pessoas em geral e que acabava ficando na minha. Eu estava tentando acessar o meu blog através do google e fui dar de cara com o comentário da moça... então tá, eu sou egocêntrico. Bom, se é pra sair por aí e conhecer alguém como a tal da autora, prefiro ficar na minha mesmo e não conhecer ninguém. Para quê perder o meu tempo com gente que provavelmente vai falar mal de mim mesmo? Deixa que falem, eu fico na minha e fico bem.
E afinal de contas, qual blog não é egocêntrico? Nós estamos todos aqui falando de nós, de nossas vidas, de nossos pensamentos, de nossas opiniões a respeito da vida e do mundo... o blog de cada um é o espelho em verão redigida. Eu sou o que eu escrevo aqui, você é o que você escreve aí e assim vai. Ainda bem que o meu blog é egocêntrico, imagina se nem eu mesmo fosse me preocupar comigo e me colocar em primeiro lugar? Eu escrevo para mim e para os meus amigos e a minha família, e é apenas a opinião deles, se tanto, que me interessa. Leio os blogs dos meus amigos e das pessoas que me interessam. O resto do universo blogal (blogal ou global) não me interessa muito, sinceramente. Por isso mesmo não faço a menor questão de "divulgar" o meu blog. Aquela velha história, "não estou aqui para fazer amizades". Se bem que até acho que fiz algumas sim. Dos blogs que recomendo, há alguns cujos autores eu só conheco assim, virtualmente, mas foram boas surpresas. Quem me conhece me lê - e incluo aqui amigos "reais"e amigos "virtuais", e quem não me conhece, é porque não me lê. Ou pior, lê mais ainda assim, não me lê. Deu pra entender?
Minha irmã tirou o blog dela do ar. Algum idiota cibernético fez uma brincadeira de mau gosto com ela e ela se aborreceu e tirou o blog do ar. Vê como é a raça humana, a minha irmã adorava escrever e agora está com medo de escrever por causa de algum imbecil que não tem coisa melhor a fazer na vida que ficar se metendo na vida dos outros e arranjando encrenca. Ah, como eu tenho um desprezo enorme por este tipo de gente. Depois eu é que sou egocêntrico porque digo que não estou fazendo questão de interagir muito com as pessoas à minha volta? Gato escaldado tem medo de água fria.
E aqui na Bélgica continuamos sem governo. Já quase 6 meses. Eta paizinho difícil. Menor que a Holanda e ainda mais cheio de complicações. E o que é o mais desconcertante de tudo, o país continua funcionando como se nada tivesse acontecido. A administração pública belga, considerada uma das piores na Europa, tem mostrado a sua força. Eu fico pensando em como seria o Brasil se tivesse que ficar 6 meses sem governo. Vai ver, ia melhorar... acho que o Brasil deve estar precisando de uma boa dose de Bélgica. Aqui já colocaram o país inteiro e o futuro primeiro ministro (aquele, da Marseillaise...) à venda no e-bay. Diz-se que a cotação da Bélgica chegou a 10 milhões de euros, mas o coitado do Leterme (o primeiro ministro) não foi tão feliz.
Às vezes eu acho que eu tinha que escrever em inglês. Assim poderia interagir também com meus amigos estrangeiros. Como Twanna, autora do Funky Brown Chick que eu recomendo aqui e que foi colega minha de mestrado na Holanda, e que agora mora em Nova York. Eu acho o blog dela hilário. Cada história... é bem a cara dela mesmo. a Twanna é o tipo de gente que eu gosto - desencanada, em sintonia com a vida, liberal, antenada com o mundo (aliás acho que essa descrição serve bem em maior ou menor grau para definir todos os meus amigos). É claro que não é perfeita, pois ninguém é, mas eu nunca consegui ficar chateado com ela por muito tempo, seja lá por que motivo fosse. Foi uma época boa, os meus dois anos de mestrado em Amsterdam. Se tinha uma época que eu gostaria que voltasse, seria aquela. Não que eu esteja infeliz com a minha vida atual, muito pelo contrário. Estou bastante satisfeito com a vidinha que eu consegui construir para mim aqui em Bruxelas. Mas sinto saudade da liberdade daqueles dois anos, do meu loftzinho na Prins Hendrikkade e do meu apartamento de luxo depois no Sarphatipark. Uma época que deixou muitas saudades, assim como todas as pessoas com quem covivi.
Enfim, o tempo passa, tudo muda, nada na vida é eterno e eu que tinha fome de segurança e estabilidade já me dei conta de que são exatamente essas coisas que eu nunca terei na vida, e não terei porque não é para ser, eu vim a este mundo para aprender a viver a vida da forma como ela deve ser vivida, ao dia e ao presente e nada mais. E acho que estou aprendendo sim. As 15 mudanças nos últimos 7 anos (sim, nos últimos 7 anos eu me mudei 15 vezes, entre 4 países e 6 cidades diferentes) me marcaram muito, e hoje posso dizer que apesar de tudo, o resultado final, pelo menos por enquanto, é bom, pois aprendi a aceitar a vida como ela é.
E no mais... é papo pra outro blog. Aos leitores de plantão, bom fim de semana!



5 comments:
Que bom que você encontrou tempo para escrever. Já estava sentindo saudades.
Fiquei muito triste pela Julia também e sinto falta do blog dela. Mas ela preferiu assim, fazer o que? Ela é uma blogsister muito querida.
Beijos e boa semana para vc!
eu adorei este seu post de hoje. Estou repensando essa estória do blog,se voltar a escrever não será mais como antigamente, vai ser só de opnião, sem nada da minha vida pessoal.
E sim, eu tb sou suuuuper egocêntrica. E adoro...
Julia
Sonhei com vocês dois ontem/hoje porque dormi até tarde como sempre faço no sábado.
Ando também desblogada, desorcutada, mas fazendo muitas coisinhas diárias, algumas legais, outras que devem ser feitas.
Estava numa praia do sul (daquelas feias) e nadávamos muito no mar, todos os dias. Eu, você e M...
A rotina de nadar no mar agitado do sul, era diária, aqueles sonhos sem pés nem cabeça, onde meus pais sempre estão vivos.
Também não sou muito de pesquisar blogs de "estranhos", não me interesso, talvez porque já estou sem tempo e disposição de ler todos os dias os dos meus amigos que me interessa.
Mas o contato de blog é bom, fico sabendo como vão as vidinhas de quem eu gosto, e fico feliz quando as coisas estão indo bem.
Grande beijo e sucesso Sinterklaas chegou na Holanda e também na Bélgica, tá na hora de colocar o sapato na lareira.
PS- Eu tô com corpo de Barbapapa, aliás Barbamama, estou hibernando mesmo, mas tenho nadado e feito sauna turca, e yoga...
Querido Antônio, recebi um memê da Andrea e passei a bola pra você! (amiga-da-onça, eu?)
Também andava com saudades dos seus textos, sou fã da sua produção literária, hehehe.
Eu também tenho sumido de vez em sempre, e volta e meia acabo reaparecendo... Muito trabalho, muito estresse e total falta de tempo para expor minhas neuras e minhas alegrias.
Bom reler você! Senti falta da sua irmã.... Pelo que percebi desistiu de escrever por enquanto...
Beijos em vocês e não suma!
Post a Comment